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[2k] [2k3] Caterpillar Básico - Seguir o líder

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[2k] [2k3] Caterpillar Básico - Seguir o líder

Mensagem por Crixus em Sex Nov 27, 2009 12:47 pm

Caterpillar Básico
Seguir o Líder

Não necessita de RTP

Sobre o sistema:
Esse sistema foi feito para quase qualquer tipo de jogo feito no rpgmaker, onde o jogador pode ter um parceiro ou estar "carregando" um objeto ou guiando um NPC, como em Pokémon Yellow ou em alguns momentos espeficos no Zelda 3 (Zelda Link of Past).


Criado por: TanatosMaker.
Nível: Médio.
Plataforma: Rm2K e Rm2k3.

Download:
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Screens:

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Perguntas frequentes:

P: "O que é Sistema Caterpillar?"
R: É um sistema onde o jogador é seguido por outros membros estilo Breath of Fire.

P: "Por que o Sistema se chama Caterpillar?"
R: Traduzido ele significa "Centopéia", na realidade esse sistema não um Caterpillar completo, para ter a teoria de uma centopeia seria necessário no minimo dois parceiros para o herói.

P: "É possível combinar este sistema com sistema de corrida ou ABS?"
R: Sim é possivel, desde que você faça as alterações necessarias, no sistema de corrida você deve criar uma página ativa pela Switch da corrida e alterar a velocidade da mova página para 4 e da primeira página para 3.

P: "Posso fazer com que um objeto de um mapa seja carregado para qualquer outro?"
R: Não é possivel teleporta eventos, mas é possivel criar eventos identicos em mapas diferentes para que de a impressão que ele está junto do jogador o tempo todo.

P: "Posso fazer com que o jogador possa abandonar o objeto ou NPC?"
R: Sim mas na teoria ele voltaria a aparecer somente no mapa de origem.

Estude o sistema que você entenderá.


Tutorial

Em primeiro lugar crie um mapa vazio de 20x15, nomeio de "Caterpillar" ou "Template" ou "Template para Caterpillar".

Dentro dele crie um Evento nomeio de "NPC", "Parceiro" ou "Objeto", o que preferir.
O evento que será o parceiro ou objeto sempre deve ter a mesma ID em todos os mapas, tipo se no mapa principal ele é o evento 0001, no mapa dentro de uma casa ele também deve ser o 0001.


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Altere o gráfico para um de sua preferência, como um personagem ou um objeto, coloqueo em "Parallel Process"(Processo Paralelo).

Dentro do evento crie 4 forks(Condições), uma para cada direção do "Hero"(Heroi), retire o "Add ELSE Case"(Exeção).
Sendo elas "Up"(Cima), "Right"(Direita), "Down"(Baixo) e "Left"(Esquerda).


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Ficará assim:
Código:

<>FORK Optn:Hero - Up Face Direct
  <>
:END Case
<>FORK Optn:Hero - Right Face Direct
  <>
:END Case
<>FORK Optn:Hero - Down Face Direct
  <>
:END Case
<>FORK Optn:Hero - Left Face Direct
  <>
:END Case
<>
Dentro de cada fork crie um "Move Evento" no Evento "This Event" e o movimento deve ser "Face" para a mesma "direção" da Fork.

Face Up para Fork Up, Face Right para Fork Right, etc.


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No fim ficará assim:


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Agora crie uma nova página ativa por uma Switch que você deve criar chamada de "Caterpillar" ou "Caterpillar Ativo".
A página deve ter o mesmo gráfico, só que a condição de inicio dela deve ser "On Hero Touch"(Ao toque do Herói).

Agora vá até a opção "Movement Type" e mude de "Stay Still" para "By Its Route"(Por está rota).


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Logo após clique em "Edit Route...", aparecerá uma janela de movimento do próprio evento, coloque um "Normal Face Hero"(Olhar para o Herói) e um "Step Toward Hero"(Seguir Herói).
Selecione a opção "Repeat Action"(Repetir movimento) e "Ignored if can be Moved".


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Agora dentro dos "Evento" crie um "Move Event" no Evento "This Event"(Este Evento).
O movimento deve ser o seguinte:

Start Slip Trough(Escorregar), Normal Face Hero(Olhar para o herói), Step Forward(Seguir Herói) e End Slip Trough(Parar de escorregar).
Retire a opção "Repeat Action"(Repetir movimento) e colque a "Ignored if can be Moved".


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No fim está página ficará assim:


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Agora crie um novo evento, chamado de "Iniciar Caterpillar".
Não coloque gráfico nele, dentro do evento crie duas "Change Variable" uma pegando o valor X(Nomeia como X-Heroi) do heroi no mapa e outra a Y(Nomeia como Y-Herói) em variaveis diferentes.


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Agora crie 4 Forks pela direção do Evento Hero(Herói ou Personagem).
Igual no outro evento.

Dentro da Fork Up crie um "Change Variable" e coloque "Somar" 1 na variavel "Y-Hero".


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Dentro da Fork Right crie um "Change Variable" e coloque "Subtrair" 1 na variavel "X-Hero".

Dentro da Fork Down crie um "Change Variable" e coloque "Subtrair" 1 na variavel "Y-Hero".

Dentro da Fork Left crie um "Change Variable" e coloque "Somar" 1 na variavel "X-Hero".

Ficará assim:
Código:

<>FORK Optn:Hero - Up Face Direct
  <>Variable Ch:[XXXX:Y-Heroi] + , 1
  <>
:END Case
<>FORK Optn:Hero - Right Face Direct
  <>Variable Ch:[XXXX:X-Heroi] - , 1
  <>
:END Case
<>FORK Optn:Hero - Down Face Direct
  <>Variable Ch:[XXXX:Y-Heroi] - , 1
  <>
:END Case
<>FORK Optn:Hero - Left Face Direct
  <>Variable Ch:[XXXX:X-Heroi] + , 1
  <>
:END Case
<>

Após as Forks crie um "Setup Event"(Set Event Place) um tipo de teleport para eventos, mude as coordenadas para "By Variable" e selecione a variavel "X-Heroi" para X e a "Y-Heroi" para Y.


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Após isso crie um "Change Switch" que altere para ON a Switch criada por você como o nome "Caterpillar" ou "Caterpillar Ativo".

No final tudo ficará assim:


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Agora basta criar uma nova página que seje ativa pela Switch "Catepillar" ou "Caterpillar Ativo".
Nela não deve ter nada e a opção de evento altere para Push Key.


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Agora que terminou, este mapa que você criou com apanas estes dois eventos deve servi apenas para copiar e criar novos mapas já com o sistema funcionando e para garantir que a ID do evento "Parceiro" sempre seje igual em todos os mapas.


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Conclusão:
As condições para ativar o Caterpillar vão de sua preferência, pode ser um Switch, um item adicionado ou um Personagem no grupo.


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