Evitando erros com bloqueios de Tilesets

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Evitando erros com bloqueios de Tilesets Empty Evitando erros com bloqueios de Tilesets

Mensagem por Crixus em Sab Jan 04, 2014 1:29 am

Evitando erros com bloqueios de Tilesets
Serve para todos os Rpg Makers

RpgMaker usado: RmXP
Dificuldade: Novato (Veja seu nível aqui).


Explicação:
Essa tutorial ensinará vocês como evitar aquela dificuldade clássica de uso de TILESETs de várias camadas que acontece muito desde que o RpgmakerXP foi lançado.
Quantas vezes você não criou um bloqueio de Tileset que não funcionava e ficou batendo a cabeça pra saber o por que? Então descubra agora.

Comece baixando o template de Tileset aqui mesmo:
Evitando erros com bloqueios de Tilesets XP-Template-Tileset
[XP-Template-Tileset.png]


Editando de maneira correta:
Depois abra ele por algum editor de imagens, de preferência com suporte para PNG 32 bits (com transparência).

Usarei esse tileset de exemplo:
Evitando erros com bloqueios de Tilesets XP-check-tileset-example
[XP-check-tileset-example.png]

Agora adicione um LAYER nova com o seu tileset, usando o exemplo acima ficará assim:
Evitando erros com bloqueios de Tilesets XP-check-tileset-1
[XP-check-tileset-1.png]

Depois no template que ficou no Layer inferior você irá deletar o fundo aonde for necessário transparência:
Evitando erros com bloqueios de Tilesets XP-check-tileset-2
[XP-check-tileset-2.png]

Se for no MSPaint use um cor que não tenha no tileset para ser a cor transparente.
Evitando erros com bloqueios de Tilesets XP-check-tileset-3
[XP-check-tileset-3.png]

Aonde não tiver nada você deixa a cor do TEMPLATE que é o verde e o rosa-choque.
Evitando erros com bloqueios de Tilesets XP-check-tileset-4
[XP-check-tileset-4.png]




Finalizando e testando:
Quando terminar salve como PNG 32-Bits com transparência se for um editor de imagens avançado ou PNG comum se for no PAINT (MSPaint)

Daí se você verá claramente os tiles do seu tileset que não devem ser usadas, por que se forem vão aparecer quadradinhos rosas e verdes:
Evitando erros com bloqueios de Tilesets XP-check-tileset-5
[XP-check-tileset-5.png]


Assim você poderá eliminá-los pelo Editor de mapas do próprio RpgMaker.

Agora vamos a última parte, para limpar objetos do mapa use sempre o primeiro AUTOTILE que é o único sem gráfico, em qualquer Layer ele é o único que não afeta bloqueios:
Evitando erros com bloqueios de Tilesets XP-check-tileset-6
[XP-check-tileset-6.png]
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