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[2k] [2k3] Criar um Mini mapa usando Rpg2kDev

Mensagem por Crixus em Sex Jul 02, 2010 10:20 pm

Criando um mini mapa através do mapa original
Para usar no sistema de mini-mapa guia em jogos de rpgmaker

Downloads necessários:
Você precisará d Rpg2kDev que é um programa feito por um japonês que é capaz de desenhar o mapa selecionado sem nenhuma dificuldade:




Parte 1: Criando a imagem do mapa.

Primeiramente tenha um mapa qualquer já em mãos.
Não tem, o que eu espero...

Terminou? Sim então continuemos.

Eu ensinarei a fazer o sistema para um Mapa-mundi, mas o mesmo pode ser aplicado para outros tipos de mapas, como labirintos ou mapas comuns de cidades e vilas.

Este é um mapa de exemplo, digamos que isto é o mapa-mundi do teu jogo:


Clique para ampliar

Faça um copia dele no próprio jogo:




Agora redesenhe ele exatamente do jeito que está mas segurando a tecla SHIFT:




De modo que o mapa fique todo aquadrado, terminou, compare se ficou tudo certo:







Parte 2: Editando a imagem do mapa em tamanho real e convertendo.

Agora salve o jogo e vá até a pasta do teu jogo:
C:\arquivos de programas\ASCII\RPG2000\Projects
para rm2k

C:\arquivos de programas\Enterbrain\RPG2003\Projetos
Para Rm2k3 em português-Seita da vaca louca.

Copie o programa rpg2kdev que você baixou já extraido para dentro da pasta.

Vá no rpgmaker e verefique a ID do mapa aquadrado:



Agora retorne a pasta do teu jogo e execute o programa rpg2kdev:




Digite a ID do mapa e aperte Enter, exemplo se o mapa tem a ID 0002 basta digitar 2, se quiser digite 00000000000002 que não faz diferença.


Clique para ampliar

O programa terá se fechado sozinho e terá criado uma imagem BMP com o nome original do mapa:



Agora vamos dimunuir o tamanho da imagem, sendo que o mapa tem 16x16 pixels para cada tile, como imagem ela deverá ter 1x1 para ser usada como Picture de Rpgmaker2000 ou 2003, então uma imagem com 1024x1024 pixels terá de ter 64x64 pixels.
Para descobrir o valor real em tiles simplismente veja as propriedades do mapa no rpgmaker:



Abra a imagem pelo MSPaint(Paint da microsoft), aperte Ctrl+A para selecionar a imagem, agora Ctrl+X para recorta e Ctrl+V para colar, deste modo a imagem não irá misturar as cores se você dimuila, não perca a não perca a "seleção do mapa", aquela borda pontilhada da ferramenta de corte.
Agora aperte Ctrl+W ou vá em ferramentas sem perde a seleção e digite os valores 50 e 50 em porcentagem.

Isso é a metade do tamanho original, de 1024x1024 ficará 514x514, não perca a "seleção do mapa", aquela borda pontilhada da ferramenta de corte:

Clique na no ponto na linha esquerda e arraste até ficar com 64 de largura:

Clique para ampliar

Depois clique na no ponto na linha esquerda e arraste até ficar com 64 de altura, a imagem ficar com 64x64, para saber o valor enquanto arrasta veja o rodapé:


Clique para ampliar

Agora aperte Ctrl+E e digite os valores do tamanho da tela do jogo, no caso do rpgmake2000 ou 2003 é 320x240 e aonde sobra branco use o balde de tinta com a cor preto.
A image deverá ficar assim:


Clique para ampliar

Agora converta a imagem para 256 cores, pode ser pelo MSPaint, a imagem não necessitará ter qualidade, afinal ela vai ser bem menor e opaca(semi-transparente):



Logo após salve a imagem como PNG para comprimir o tamanho da mesma:



Delete a imagem BMP e recorte ou puxe a imagem convertiva para PNG para pasta o Desktop ou Meus Documentos

Renomeie a image para um nome fácil de modo organizado, tipo map-mundi, agora volte ao rpgmaker e vamos para a parte 3.

Agora volte ao rpgmaker e importe a image para Pictures e selecionando a cor preto como transparente:

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