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Mensagem por Crixus em Sex Jul 02, 2010 11:05 pm

[2k] [2k3] Criando um mini-mapa no jogo Mini-map00.th
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Introdução:

Este sistema tem como intuito criar uma minitura do mapa em que o jogador estiver para poder se guiar com um "ponto" que indique as coordenadas do mesmo, estilo Final Fantasy 6 (FF3 para Snes).
A única parte importante da tutorial é a PARTE 3, mas se você for um amador em programação de eventos leia toda a tutorial.


Downloads necessários:
Importe essa imagem para pasta Pictures do teu jogo\projeto desejado:

[2k] [2k3] Criando um mini-mapa no jogo Map-hero
[map-hero.png]


Demostração e extras do sistema:
Mini-Mapa_-_Demo.rar

Aprenda a criar um miniatura através do mapa original do teu jogo:
Para aprender a criar a imagem do mapa em miniatura para usar no sistema acesse este link:
Clique aqui


Criando o sistema por eventos.

Agora volte ao rpgmaker, se quiser pode deletar o mapa aquadradado não usaremos mais, no mapa original crie um evento de mapa principal em processo paralelo, nele chame duas váriveis que busque o valor de coordenada dos HERO\Herói do jogo.

[2k] [2k3] Criando um mini-mapa no jogo Mini-map11

De o nome de "X-coor do heroi" para variavel que SETAR o a coordenada X e "Y-coor do heroi" para variavel que SETAR o a coordenada Y:

[2k] [2k3] Criando um mini-mapa no jogo Mini-map12


Veja como ficaria o código no Rm2k English Version:
Código:
<>Variable[XXXX:X-coor do heroi]Set, Hero Xpos
<>Variable[XXXX:Y-coor do heroi]Set, Hero Ypos
<>

Volte a pasta Picture do teu jogo e pegue os valores do tamanho em pixels da tua imagem, clicando com o botão direito em propriedades:

[2k] [2k3] Criando um mini-mapa no jogo Mini-map13.th
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Agora crie um Show Picture(Rm2k) ou Mostrar imagem(Rm2k3), coloque uma ID (Pic. Number) com um valor um pouco alto, tipo 10 para rm2k ou 30 para rm2k3, selecione a imagem que você criou e nomeou como "map-mundi", na posição 160x120 e com 25% de transpârencia:

[2k] [2k3] Criando um mini-mapa no jogo Mini-map18


Agora crie um Show Picture(Rm2k) ou Mostrar imagem(Rm2k3), coloque uma ID(Pic. Number) com um valor um pouco alto, tipo 11 para rm2k ou 31 para rm2k3, selecione a imagem "map-hero", na posição mude para "By Variable", selecione as variaveis "X-coor do heroi" para "X", "Y-coor do heroi" para "Y" e mude 0% de transpârencia:

[2k] [2k3] Criando um mini-mapa no jogo Mini-map19

Agora abaixo crie um "Wait" ou "Esperar" com valor de 1, não é 1 segundo e sim 1/10 de segundo:

[2k] [2k3] Criando um mini-mapa no jogo Mini-map20

O evento todo deve ficar assim:

[2k] [2k3] Criando um mini-mapa no jogo Mini-map21
Crixus
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