Museu Rpg Maker
Os links de sites externos, que são downloads ou referencias, foram desativados devido as propagandas abertas.
Para ter acesso aos downloads e impedir todas as propagandas basta criar uma conta, não precisa ativar por e-mail.

Após o cadastro as propagandas em links e dentro das páginas não apareceram.

[2k] [2k3] Criando um mini-mapa no jogo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

[2k] [2k3] Criando um mini-mapa no jogo

Mensagem por Crixus em Sex Jul 02, 2010 11:05 pm

Criando um mini-mapa no jogo
Mini mapa para se guiar

Com posição do herói:

[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

Introdução:

Este sistema tem como intuito criar uma minitura do mapa em que o jogador estiver para poder se guiar com um "ponto" que indique as coordenadas do mesmo, estilo Final Fantasy 6 (FF3 para Snes).
A única parte importante da tutorial é a PARTE 3, mas se você for um amador em programação de eventos leia toda a tutorial.

Perguntas frequentes:
Spoiler:

• Pergunta: "Posso mudar a posição do mini-mapa, se sim como?"
    Resposta: Sim, você pode, para fazer você adicionar valores as variaveis de coordenadas do herói, para saber mais abra a DEMO.

• Pergunta: "Posso usar a demo para fazer meu jogo?"
    Resposta: ¬¬" Isso é sério? É óbvio que sim.

• Pergunta: "Posso adicionar outros pontos que sejem outros eventos no mini-mapa"
    Resposta: Sim pode, crie novas variaveis que peguem as coordenadas destes eventos e depois as use em novas pictures estilo "map-hero" que devem ter a ID maior que 11 para Rm2k e maior que 31 para rm2k3.

• Pergunta: "Minha imagem fica zuada quando diminuo, tem outro método de fazer isso?"
    Resposta: Sim, use o PhotoShop ou baixe o Paint.NET, exelente programa estilo Photoshop.

• Pergunta: "Mas como faço isso no PhotoShop ou Paint.NET?"
    Resposta: Bem está é uma tutorial para ensinar como criar um mini-mapa no jogo e não para ensinar a editar imagens, essa parte é um extra que já tive o trabalho de escrever, basta ler, está bem explicado, não vou ficar ensinado como fazer isso por PS ou P.NET.

• Pergunta: "Tanatos faizzz pra mim plzzz? Xo ceu fun!"
    Resposta: ¬¬" Não, pra isso já tive o trabalho de escrever a tutorial, aqui não é Frabica de mini-map.

• Pergunta: "Por que quando uso o rpg2kdev a imagem gerada fica toda preta?"
    Resposta: É por que o chipset usado por você vem da RTP, você deve ter o chipset na pasta do teu jogo.

• Pergunta: "O meu mini-mapa não aparece no jogo, o que pode ser?"
    Resposta: Verefique se o evento está em processo paralelo(Paralell Process) ou se a opacidade das imagens não ficou em 100% e por fim verefique se você mesmo não alterou o sistema e usando alguma SWITCH.

• Pergunta: "Fica dando LAG no meu jogo, o que faço?"
    Resposta: Abra a DEMO lá tem a versão sem LAG, mas necessita mais conhecimento sobre eventos.

• Pergunta: "Tanatos toda vez que troco de mapa o véiculo(AirShip) volta pro mesmo lugar, isso é um BUG"
    Resposta: Não, esse é o método que use para ter o AirShip em todos mapas "ao mesmo tempo" para que você possa fazer os testes.

• Pergunta: "Fiz tudo certinho conforme a tutorial e li as perguntas frequentes, mas continua a não funcionar, alguma idéia do que possa ser?"
    Resposta: Não, mas te darei algumas dica, LEIA A TUTORIAL DENOVO, VEREFIQUE O EVENTO e VARIAVEL e MOSTRAR IMAGEM, se não der certo mesmo assim, baixe logo a demo e estudea.

• Pergunta:
    Resposta:

Downloads necessários:

Importe essa imagem para pasta Pictures do teu jogo\projeto desejado:

Demostração e extras do sistema:

Aprenda a criar um miniatura através do mapa original do teu jogo:
Para aprender a criar a imagem do mapa em miniatura para usar no sistema acesse este link:

Criando o sistema por eventos.

Agora volte ao rpgmaker, se quiser pode deletar o mapa aquadradado não usaremos mais, no mapa original crie um evento de mapa principal em processo paralelo, nele chame duas váriveis que busque o valor de coordenada dos HERO\Herói do jogo.

De o nome de "X-coor do heroi" para variavel que SETAR o a coordenada X e "Y-coor do heroi" para variavel que SETAR o a coordenada Y:

Veja como ficaria o código no Rm2k English Version:
Código:

<>Variable[XXXX:X-coor do heroi]Set, Hero     Xpos
<>Variable[XXXX:Y-coor do heroi]Set, Hero     Ypos
<>
Volte a pasta Picture do teu jogo e pegue os valores do tamanho em pixels da tua imagem, clicando com o botão direito em propriedades:

Agora crie um Show Picture(Rm2k) ou Mostrar imagem(Rm2k3), coloque uma ID(Pic. Number) com um valor um pouco alto, tipo 10 para rm2k ou 30 para rm2k3, selecione a imagem que você criou e nomeou como "map-mundi", na posição 160x120 e com 25% de transpârencia:

Agora crie um Show Picture(Rm2k) ou Mostrar imagem(Rm2k3), coloque uma ID(Pic. Number) com um valor um pouco alto, tipo 11 para rm2k ou 31 para rm2k3, selecione a imagem "map-hero", na posição mude para "By Variable", selecione as variaveis "X-coor do heroi" para "X", "Y-coor do heroi" para "Y" e mude 0% de transpârencia:

Agora abaixo crie um "Wait" ou "Esperar" com valor de 1, não é 1 segundo e sim 1/10 de segundo:

O evento todo deve ficar assim:

Crixus
Admin

http://www.youtube.com/tanatosmaker

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

Permissão deste fórum: