Museu Rpg Maker
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[2k] [2k3] Plataforma tipo mario - Usando ID de terreno

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[2k] [2k3] Plataforma tipo mario - Usando ID de terreno

Mensagem por Crixus em Sex Ago 27, 2010 2:14 am

Plataforma tipo mario - por eventos

Não precisa de RTP

TAGs: Mario, Plataforma, Aventura, pular, ação, mario em rpg maker,
Platform, Adventure, Jump Game, action, mario in rpg maker

Criador: TanatosMaker
Nível: Avançado
Plataformas possíveis: RpgMaker2000, RpgMaker2003 e RpgMakerXP.
Versão antiga: [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

Este é um sistema básico feito para quem não quer ter muito trabalho na criação e adaptação de um sistema desses, o sistema é totalmente feito por eventos, um sistema perfeito desses é totalmente feito por Pictures\Váriaveis.
A jogabilidade para muitos pode paracer PERFEITA, mas não é, no mínimo é funcional, este não é aquele mesmo sistema antigo que eu tinha feito por eventos com video no Youtube este é bem mais simples e com o mesmo potencial.

Download:
Rpgmaker2000 e 2003
[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]










FAQ - Perguntas frequentes:
Q é questão e R resposta do TanatosMaker.

Q: Por que o sistema está todo em inglês?
R: É um habito meu...

Q: Aposto que nem é seu, você deve ter plagiado de algum americano!
R: Eu não ligo a mínima pra que um zé que nem você pensa...

Q: Faz um personagem pra mim com este sistema?
R: Não...

Q: Por que não serve pra RmVX?
R: RMVX não tem ID de terreno de mapa, então é impossível programar os movimentos de plataforma igual ao Rm2k/RMXP.

Q: Num consigo matar os inimigos, o que faço?
R: Isso é um sistema de ação para jogos estilo mario e não um sistema de batalha, se quiser que ele mate ou lute contra inimigos aprenda a usar o rpgmaker e programe você mesmo um desses.

Q: Como altero os gráficos?
R: Use o template.

Q: Como adiciono mais heróis ao sistema?
R: Leia a tutorial...

Q: Planeja fazer algum jogo com isso?
R: Sim, gostaria muito de refazer o Alex contra Sr.Lich com um enredo totalmente novo.


Tutorial de uso do sistema:

Eventos Comuns:

0001: Terrain and block-up
Este sistema serve para simplismente impedir que o jogador use a tecla CIMA\UP e vereficar a coordenada e a ID de terreno logo abaixo do mesmo.

0002:Dir and Mov-Ev
Este é o sistma de grávidade, não altere nada nele para não bugar o sistema.

0003: Char(Frames)
Este é o sistema que altera os gráficos do jogador conforme o movimento do mesmo, para se guiar e adicionar mais personagens basta seguir os "Comments" e copiar a função "Set Hero's Walk Graphics" e selecionando o heroi e seu gráfico respctivo ao movimento dito no comment.

0004: Jump
Este sistema simplismente cria o pulo desativando momentaneamente o sistema de grávidade, para alterar a quantidade de tiles que o jogador deve avançar quando pular basta alterar a váriavel 16(Max-TileJump).
Assim você pode definir o limite de pulo pelo herói escolhido ou pelo nível do personagem etc, vai da tua imaginação.

0006:{Wait}
Este é simplismente um Wait Global para o sistema de grávidade e de pulo, se alterar o valor aqui já altera o sistema todo, não é necessário mexer nisso.


Eventos de mapa:

0001:Block Up-Key
Este evento tem 3 funções importantes, uma é ativar o sistema de plataforma, desabilitar o menu do jogo de rpgmaker e bloquear a tecla Cima\UP(Subir).


O Template:
Caso você decida usar de 1 a 2 personagens no jogo pode usar o sistema já pronto, editando os gráficos "Char-Player1Advnt-A" e "Char-Player2Advnt-A", se tiver dificuldades para editalos use as templates que vem junto da Engine, para entendelá basta ver a imagem explicativa que também vem junto da engine.



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Crixus
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Data de inscrição : 24/10/2009

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