Museu Rpg Maker
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[2k] [2k3] Correr segurando o Enter

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[2k] [2k3] Correr segurando o Enter

Mensagem por Crixus em Seg Nov 23, 2009 12:48 pm

Correr segurando o Enter

Sobre o sistema:
Esse sistema é bem simples, ele tem como finalidade criar o efeito de velocidade, tornando o personagem mais veloz ao segurar a tecla "Z" ou "Enter", não é necessário ser feito no RMVX pois o SHIFT faz com que ele corra.
Mas aqui além de fazer o "personagem" correr você também aprenderá a mudar o gráfico dele dependendo da velocidade.
Para se criar este efeito no RMXP você deve usar as Forks(Condições) só que nele funciona de um outro modo.

Criado por: eX-Arus (Arus).
Auterado por: TanatosMaker.
Tutorial: TanatosMaker.
Nível: Médio.
Plataforma: Rm2K e Rm2k3.

Download:
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O autor original ou melhor dizendo o jogo de onde descobri o sistema pertence a uma pessoa que se chama Arus ou eX-Arus um Italiano das antigas, o sistema foi usado no jogo dele próprio chamado "Genesis Saga: Pandora's Box".

Para desenvolver a tutorial eu usei o Rm2k em inglês, então preste bem atenção na hora de criar isso num rpgmaker em português.
Esse tutorial é de nível 3,  mas deixei ela bem detalhada com exemplos para que qualquer usuario mais novato possa entender o sistema.
A tutorial foi dividida em  cinco partes:


  • Parte 1: Criando uma função de tecla.
  • Parte 2: Alterando a velocidade.
  • Parte 3: Cancelando o sistema temporariamente.
  • Parte 4: Alterando o gráfico do personagem.
  • Parte 5: Como fazer funcionar.

(A parte 4 é totalmente opcional, ou seja você não é obrigado a usar, só serve para mudar o gráfico dos personagens quando estiverem correndo.)

Exemplo:


Andando.


Correndo
Observações:
Este sistema é compatível com sistema de escadas e pontes(Mover na diagonal).
É compatível com Catepillar(Fila indiana), você pode encontrar essa combinação no sistema "CBS de Chrono Trigger".
E também é compatível com o sistema 8 direções desde que você faça as alterações necessárias.

Na Engine tem um método que fiz baseado nas escadas do jogo "Genesis Saga: Pandora's Box" do eX-Arus.
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Última edição por Crixus em Ter Mar 14, 2017 9:06 pm, editado 17 vez(es)


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Parte 1: Criando uma função de tecla.

Mensagem por Crixus em Seg Nov 23, 2009 12:49 pm

Parte 1: Criando uma função de tecla.

No Rpg maker abra o Banco de Dados(Tecla F8) e vá na última aba "Common Events"(Eventos Comuns).
Crie um Evento chamado "Corrida".

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Defina o Event Start Condition como Parallel Process e na "Apperance Conditions Switch" crie uma Switch chamada de "Corrida-ON".

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Dentro do evento crie "Set PassWord"(O 7° item da 3° Aba do Event Commands).
A varivel escolhida em "Change PassWord" deve se chamar "Tecla-Corrida", retire a opção "Wait untill Key hit"(Esperar pressionar tecla).
E por fim selecione em "Input Passable Key" a Direction(1,2,3,4) e a Decision(5), de modo que fique assim:

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Agora crie uma Fork(Condição), coloque a opção "Variable" em "SET" mude o valor para 5 e deixe em "Same"(Igual) que significa "Quando a varivel for igual a 5" que é o valor da tecla "Enter" ou "Z".
Em "Option" deixe a opção "Add ELSE Case"(Exceção) ou seja "Caso o valor valor não for igual a 5".

Ficará assim no Rm2k:

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Ficará assim no Rm2k3:

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Após este processo tudo ficará assim:

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Última edição por TanatosMaker em Seg Nov 25, 2013 12:59 am, editado 2 vez(es)


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Parte 2: Alterando a velocidade

Mensagem por Crixus em Seg Nov 23, 2009 12:55 pm

Parte 2: Alterando a velocidade.

Dentro da Fork da "Variavel=5" você deve criar uma nova Fork na opção "Switch" dentro dela crie uma Switch chamada "Segurando tecla" na opção "ON" com a Option "Add ELSE Case" selcionada.


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Deve ficar assim:


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Na "Excpting Case" coloque um "Change Switch" nele defina a Switch "Segurando tecla" em ON.


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Logo abaixo crie um "Move Event", o objeto de ser o "Hero" ou no caso o "Player" a rota de movimento deve ser:
6 Move "Speed Down", 3 "Move Speed Up" e um "End Slip Trough", a frequencia deve ser 8.


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Agora veja se ficou parecido com isso:


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Agora vá pra exeção do Fork da varivel de tecla e crie uma Fork com a Switch "Segurando tecla" em ON.
Só que desta vez ela deve ficar sem o "Add ELSE Case":


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Logo abaixo crie um novo "Move Event" igual ao anterior exeto pela rota que deve ser a seguinte:
6 Move "Speed Down", 2 "Move Speed Up" e um "End Slip Trough", a frequencia deve ser 8.


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Após isso ainda dentro da Fork crie um "Change Switch" que troque a Switch "Segurando tecla" em OFF.
Deve ficar assim:


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Agora faça os testes com o jogo, não se esqueça de mudar a Switch "Corrida-ON" para ON.

Funcionou? Se sim vamos para "Parte 3" da Tutorial.


Última edição por TanatosMaker em Seg Nov 25, 2013 12:59 am, editado 1 vez(es)


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Parte 3: Cancelando o sistema temporiamente

Mensagem por Crixus em Seg Nov 23, 2009 1:07 pm

Parte 3: Cancelando o sistema temporariamente.

Essa é uma parte essencial para o sistema funcionar fluentemente com o jogo.
Crie um novo evento, e o nomei como "Finalizar Sistema", em "Event Start Condition" deixe em "Call" sem a opção Switch.

Após isso ainda dentro da Fork crie um "Change Switch" que troque as Switchs "Corrida-ON" e "Segurando Tecla" em OFF.
Sendo "Corrida-ON" e "Segurando Tecla".

Crie um "Move Event" igual ao anterior exceto pela rota que deve ser a seguinte:
6 Move "Speed Down", 2 "Move Speed Up" e um "End Slip Trough"(StopSlipTrou), a frequência deve ser 8.

Após isso coloque um "Move All", na realidade essa função significa "Esperar fim do movimento".

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Deve ficar assim:

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Caso use o sistema de mudar gráfico você deve criar uma "Set Hero Walk GFX"(Mudar gráfico do Heroi).
Altere o gráfico do herói para ele andando, repita o procedimento para cada um dos personagens que você poderá ter durante o jogo.
Ficando assim:

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Como usar o sistema:
No momento em que se iniciar um evento em que os movimentos sejam automáticos, tipo aquilo que chamamos de "filminho" ou "historinha", você deve usar um Call Event e chamar este evento "Finalizar Sistema".
Mas preste bem atenção isso deve ser bem no início do evento automático.

Exemplo:

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Para reativá-lo basta seguir o procedimento da próxima parte.


Última edição por TanatosMaker em Seg Nov 25, 2013 12:59 am, editado 2 vez(es)


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Parte 4: Alterando o gráfico do personagem

Mensagem por Crixus em Seg Nov 23, 2009 1:13 pm

Parte 4: Alterando o gráfico do personagem.

Essa parte é totalmente opcional, ou seja você só coloca se quiser.
Primeiramente você deve ter um gráfico de cada personagem andando e um correndo.
Caso não tenha pegue estes.

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Agora vá na primeira ABA "HEROs" altere o gráfico do seu personagem para este andando:

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Agora volte ao Evento Corrida, dentro da Fork da variavel 5 tem a Fork da Switch "Segurando Tecla" dentro desta Fork que está vazia você deve criar uma "Set Hero Walk GFX"(Mudar gráfico do Heroi).
Altere o gráfico do herói para ele correndo, repita o procedimento para cada um dos personagens que você poderá ter durante o jogo.

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Se preferir coloque um comentário acima disso para que não se esqueça para que serve essa Fork.

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Agora vá até a Exceção da Fork 5 e dentro da Fork da Switch "Segurando Tecla" em ON e acima do "Move Event" crie um "Set Hero Walk GFX".
Só que desta vez o gráfico deve ser andado, repita o procedimento para cada um dos personagens que você poderá ter durante o jogo.
Se quiser acima disso crie uma cometário para que não se esqueça para que serve está Fork:

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Agora faça os testes, se não funcionar releia a tutorial ou você ainda não sabe como funciona "Fork Conditions".


Última edição por TanatosMaker em Seg Nov 25, 2013 1:00 am, editado 3 vez(es)


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Parte 5: Como fazer funcionar

Mensagem por Crixus em Seg Nov 23, 2009 1:15 pm

Parte 5: Como fazer funcionar.

No final da introdução do seu jogo basta criar dois comandos, coloque um Call Event chamando o evento "Finalizar Sistema" para que a velocidade do Player diminua antes de iniciar o jogo.
Logo após um Change Switch tornando a Switch "Corrida-ON" em modo ON.

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Agora faça os testes, se não funcionar releia a tutorial ou você ainda não sabe como funciona "Fork Conditions".

Considerações finais:
Esse sistema é um dos mais interessantes para melhorar a jogabilidade, talvez seja um dos sistemas simples de ser feito mais atrativo em vários jogos famosos de ABS e RPG feitos para console, como Chrono Trigger, Secret of Mana ou Legacy of Goku 2 e 3.


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