[?]A atual fase do RPG developing

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

[?]A atual fase do RPG developing

Mensagem por lobo solitario em Ter Jul 09, 2013 3:01 pm

Querido Tanatos e demais membros!

Ja fazem alguns anos que não me envolvo com nada relacionado ao RPG Maker. Peguei a "era" antes de ser lançado o RMXP até o início do RMVX. Fui membro até que ativo do RPG Menace, apesar que acho que nunca cheguei a concretizar nada de muito interessante.

Sempre fui um resistente e tentei me virar no RM2k Value e com o Destiny Patch.
Sempre gostei de ter que me virar em uma resolução guerreira de 320x240.
Sempre gostei de ter que me virar com 256 cores.

Isso pra mim sempre foi mais que mágico! Mexer numa ferramenta limitada que levava ao infinito da criatividade e capacidade humana. Um programa que transformava estudantes em músicos, desenhistas, roteiristas, programadores e muito mais. Eu sei que muitas vezes dava vontade de dar um soco na tela e deletar o programa, mas sempre tinha muito amor envolvido...

Talvez por causa dessa época, me tornei uma pessoa que não gosta de reclamar e que procura sempre explorar o que tem, aproveitando o máximo que uma situação ou ferramenta pode me oferecer, sendo ela limitada ou não.

Vejo nos dias de hoje talvez uma grande oportunidade. Sempre achamos que teriamos que aumentar cada vez mais a resolução dos nossos jogos, a programar mais, a deixar tudo mais avançado. Porém, parece que iremos cada vez mais nos direcionar aos tablets e celulares, portáteis e graças a deus uma resolução razoável.

Dizem que são as perguntas que movem o mundo, e não as respostas, então:

• O que podemos esperar do RPG developing nos dias de hoje?
  • É possível mantermos um padrão parecido ao RPG Maker e migrarmos para os celulares e tablets?
  • Existe ferramenta boa para isso?
  • Criação de RPG será para sempre um hobby, ou podemos ir além?
  • E se eu tiver viajando sobre a história de celulares e tablets, qual ferramenta de criação "é a boa" hoje em dia?
  • RPG Maker 2k ainda tá em alta?
  • RPG Maker VX e VX ace, qual a opinião de vocês?

Discutiremos ao longo do tópico!
Abração!

lobo solitario

Re: [?]A atual fase do RPG developing

Mensagem por Crixus em Qui Jul 11, 2013 4:22 am

Não sei pra que você usou essa tag [?], se não existe na lista...

Bem, vou deixar meu ponto de vista por que sou o único membro ativo além de administrador desse cemitério.

O que podemos esperar do RPG developing nos dias de hoje?
Eu acredito que não podemos esperar muito dos desenvolvedores nacionais, tanto amadores quanto profisionais, eles não tem uma visão de paixão e de querer realmente criar algo interessante, os bons mesmo (que são poucos) acabam desenvolvendo para MOBILEs, mas são raros e sabemos que os programadores brasileiros tem o habito de serem bem porcos.

É possível mantermos um padrão parecido ao RPG Maker e migrarmos para os celulares e tablets?
Sim é bem possivel, eu falei disso em quase todas as comunidades a vários meses.

Existe ferramenta boa para isso?
Nenhuma estavel gratuita, veja:
http://tanatosmaker.site90.net/games/rpg-html5/ (JAP)
http://rpgjs.com (FR)

Criação de RPG será para sempre um hobby, ou podemos ir além?
Existem as exceções, muitos membros foram além, mas se focaram em outros tipos de jogos.

E se eu tiver viajando sobre a história de celulares e tablets, qual ferramenta de criação "é a boa" hoje em dia?
Nenhuma ferramenta é boa sem um programador bom, qualquer ferramenta bem usada pode criar jogos incriveis, até JavaScript (direcionado para o CANVAS apelidado de HTML5)

RPG Maker 2k ainda tá em alta?
Está mais que o VX com toda certeza, além desse modismo de Patchers agora que abriu várias portas, eu curti muito, tenho alguns tópicos sobre o assunto.

RPG Maker VX e VX ace, qual a opinião de vocês?
Particulamente não gostei do lag do VX em computadores mais domesticos, já o ACE só apresentou um conjunto de probremas sendo que 90% deles podem ser resolvidos:
TânatosMaker escreveu:
Tópico: Vale a pena usar o RPG Maker VX Ace?
Minha opinião é essa:
"Não é o programa quem faz o jogo e sim o programador".

De modo melhor pra entender:
"Não é o Rpg Maker quem faz o jogo e sim o desenvolvedor".

Mas tem alguns aspectos pelo qual eu não uso RMVX e ACE, todos incluem apenas quem vai jogar o jogos criados neles:

1. Pesado demais para baixar o jogos criados neles, os de VX até vão, mas os de ACE...
  2. Uso de um único tipo de Fonte que pesa, sim pode alterar, mas tem que fazer com que ele seja independente da fonte original
  3. É um tanto difícil de tornar o jogo acessível a qualquer computador que nunca teve RTP instalado
  4. Encriptação é bem banal, apesar do programa ser praticamente livre de BUGs, a encriptação é bem insegura
    Claro que a maioria são.
  5. Muito LAG nos FRAMES quando o jogo entra em qualquer mapa, ou seja tornando computadores menos potentes que aguentam GTA: Vice City incompatíveis com joguinhos mal feito de VX.

A maioria dessas coisas é possível de alterar ou solucionar.

1. Evitando usar midias de aúdio pesadas e inúteis, apenas MIDI e OGG de bits
  2. Alterando a script que verifica a existência da fonte padrão
  3. Existem tutoriais que ensinam passo á passo
  4. Se usar o Molebox pago ou gratuito, não garanto nada, mas nunca vi ninguém "desencriptar" um jogo feito nele
  5. Não sei como solucionar este

E é por isso que não uso VX e o ACE, principalmente por causa dos lags, eu uso o RMXP que tem mais FRAMEs que o Rm2k e exige menos da CPU (Processador) que os de RMVX e 2k, pelo menos comigo.

Crixus
Admin

http://tanatosmaker.forumeiros.com

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

Permissão deste fórum: